Notícias

Notícias


Parceria Acadêmica

30/03/2017

Centro Internacional Celso Furtado assina parceria com FESPSP

A FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo) assina termo de parceria com o Centro Internacional Celso Furtado e passa a integrar a mais importante rede de pensadores desenvolvimentistas da AL.

A aproximação com o Centro Internacional foi realizada através da Cátedra Celso Furtado da FESPSP, que resultou no termo de parceria assinado no dia 22 de março último, vai possibilitar a realização de pesquisas, interagir com uma rede de intelectuais, participar da agenda e da organização de debates públicos sobre estado e desenvolvimento no Brasil e na América Latina, explica o professor William Vella Nozaki, coordenador da Cátedra. “A FESPSP para ser a representação paulista do Centro, é a primeira instituição de ensino a integrar este centro que, além de ser responsável pelo acervo de Celso Furtado, reúne os importantes pensadores progressistas”. 

 
Sobre o Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento
 
O Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento, sediado no Rio de Janeiro, nasce de uma proposta para se tornar uma fonte irradiadora de projetos e políticas inovadoras no combate à fome, à pobreza e aos gargalos do desenvolvimento. O nome de Celso Furtado é homenagem a um dos maiores economistas do século XX, a quem se deve a compreensão de que as estruturas de poder e de produção precisam ser modificadas para que o desenvolvimento possa romper a lógica de dependência e da concentração da riqueza.
 
O objetivo do Centro, formulado no manifesto apresentado na Conferência de Helsinque, é aprofundar, sistematizar e formular projetos de investigação e pesquisa em torno dos temas cruciais do desenvolvimento do século XXI, ou documentar o desenvolvimento, estudar, formar, debater e propor iniciativas sobre desenvolvimento.
 
Para a consecução de seus objetivos o Centro, que abriga a biblioteca pessoal de Celso Furtado, vem formulando um conjunto de projetos, que abrangem desde bolsas de estudo e de pesquisa, a publicações, cursos de formação, debates sobre questões como as da reforma agrária, da educação e saúde pública no Brasil, programas como os que envolvem o desenvolvimento regional, especialmente da região Nordeste, e o estudo da economia dos países emergentes, nomeadamente a China, a Índia, a África do Sul, e da América Latina.
 
Sobre a Cátedra Celso Furtado
 
A Cátedra Celso Furtado é um núcleo de reflexões, estudos, análises e pesquisas dos fenômenos econômicos e políticos contemporâneos, em especial latino-americanos e brasileiros. O patrono, Celso Furtado, foi escolhido por sua inquestionável reputação acadêmica e pública e pelo intenso trabalho de análise e propostas para o desenvolvimento do Brasil.
 
Pesquisas acadêmicas integradas e interdisciplinares; seminários, debates, conferências e grupos de estudo; além da publicação de artigos sobre os temas relacionados à Estado, desenvolvimento, classes sociais e grupos de interesse e políticas públicas são algumas das atividades desenvolvidas pela Cátedra.
 
Com mais de 80 anos de criação, a FESPSP tem por missão promover atividades de ensino e pesquisa voltadas para a compreensão dos fenômenos sociais brasileiros, mediante estudos sobre o Estado, o desenvolvimento e as políticas públicas. A criação da Cátedra pretende corroborar com estes objetivos e expressam a vocação da FESPSP, bem como o seu contínuo esforço na institucionalização das Ciências Sociais no país. Atualmente a Cátedra é coordenada pelo professor de economia e ciência política William Nozaki. 
 
Prof. Dr. Angelo Del Vecchio, Presidente do Conselho Superior da FESPSP e ex-Senador Roberto Saturnino Braga, Diretor-Presidente do Centro Internacional Celso Furtado assinam termo de parceria.
 
(Da esquerda para direita) William Vella Nozaki, Coordenador da Cátedra Celso Furtado, Angelo Del Vecchio e Roberto Saturnino Braga.



Veja Mais

Mapa do site

FESPSP
Institucional
Biblioteca
Tecnologia
Pesquisa
Extensão
Eventos
FAQ
Estude na FESPSP
Graduação
Pós-Graduação
Extensão
 
2ª via do boleto/cartão
Agência FESPSP
Artigos
Comunicado
Eventos
FESPSP na mídia
Notícias
Palestras
Publicações
Contato
Fale Conosco
Trabalhe Conosco
Localização
Ouvidoria

FESPSP nas redes sociais

FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

Rua General Jardim, 522
Vila Buarque - São Paulo - SP

11 3123 7800

© Copyright 2014 - FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

by HKL