Biblioteconomia e Ciência da Informação
10/10/2017
CBBD começa suas atividades no dia 17/10
Docentes da FaBCI e ex-alunos participam dos encontros e debates no Congresso mais importante de Biblioteconomia no país.
Design thinking para Bibliotecas
Dinamizadoras: Adriana Souza (FESPSP), Luciana de Paula Arjona (INSPER) e Paula Macedo (EMBRAER)
Conteúdo: Com base no material produzido pela IDEO e Fundação Bill e Melinda Gates traduzido para o português pela FEBAB, serão apresentados os conceitos de Design Thinking para soluções de problemas aplicado em bibliotecas.
18/10
Design Thinking para Bibliotecas
Lançamento da tradução do “Design Thinking for Libraries” da IDEO, que contou com a participação da professora Adriana Souza na tradução.
O impacto da biblioteca acadêmica de odontologia: estudo de caso na ULisboa e na FOUSP
A ideia do estudo denominado O impacto da biblioteca acadêmica de odontologia: estudo de caso na ULisboa e na FOUSP nasceu de uma parceria estabelecida no último QQML realizado em Limerick, Irlanda, em maio deste ano. Por meio de uma avaliação transversal realizada na Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa (agradecimentos a Luiza Baptista de Melo) e a Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (agradecimentos a Vânia Martins Bueno de Oliveira Funaro), o professor pôde investigar o impacto da biblioteca acadêmica como espaço de apoio e investigação na área da saúde oral.
Apresentação: José Mário de Oliveira Mendes e Luiza Baptista de Melo
19/10
Conversando Sobre "Os espaços “Makers”.
As bibliotecas, enquanto equipamentos culturais e de aprendizagem, devem expandir suas atribuições para além do acervo. As bibliotecas não são somente depositárias do conhecimento humano, elas devem reformular a maneira como implantam seus produtos e serviços para se manterem vivas e próximas às suas comunidades. Na contemporaneidade, as pessoas são cada vez mais produtoras de conteúdo, especialmente pelo uso das mídias sociais e nesse contexto as bibliotecas inovadoras atuam como makerspaces, ou seja, espaços do fazer, do criar, da mão na massa. As bibliotecas como espaços de personalização, experimentação, colaboração e virtualização, com foco nas necessidades e interesses da sua comunidade será o tema dessa conversa.
Debatedores: Profa. Dra. Valéria Valls. (FESPSP) e Cristiane Rockiki Camizão (SENAC)
19/10
BOOKTUBE COMO INSTRUMENTO DE DISSEMINAÇÃO DA INFORMAÇÃO PARA A GERAÇÃO DIGITAL
Sthéfani Paiva Cruz; Adriana Maria Souza
* TCC de graduação
20/10
O COACHING E A MENTORIA COMO PROCESSOS DE ORIENTAÇÃO À PESQUISA ACADÊMICA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
Adriana Maria Souza
* resultado do PIPED que deu origem ao Programa de Mentoria Voluntária da FaBCI