Notícias

Notícias


Curso de Extensão

15/02/2017

A compreensão das relações na modernidade, por Foucault e Butler

No curso extensivo Introdução a Michel Foucault e Judith Butler, da FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo), os alunos entendem as formas de poder e desigualdade que são socialmente produzidas.

Michel Foucault e Judith Butler desenvolvem de forma peculiar, e, em alguns pontos, complementar, um arcabouço teórico indispensável para a compreensão das relações na modernidade, ao pensarem a produção política de tecnologias para o saber-poder, a constituição dos sujeitos, o cuidado de si, os processos de subjetivação dos corpos, a dimensão públicas das subjetividades, o Estado e os movimentos sociais. Isso pode ser visto no curso de extensão Introdução a Michel Foucault e Judith Butler, da FESPSP.
 
Se para Foucault, a compreensão das estruturas de poder na sociedade ocidental moderna estão profundamente atreladas à emergência da sexualidade como um dispositivo histórico, Judith Butler, por sua vez, a partir do conceito de gênero evidencia a importância de se repensar os modelos binários das relações sociais que foram estruturadas pela ideia de sexo biológico, explica a Profa. Ma. Jacqueline Moraes Teixeira. “O conceito de gênero emerge assim como um instrumento para a produção de uma teoria da ação política. De modo geral, o curso pretende oferecer, a partir deste referencial bibliográfico, instrumentos analíticos para a apreensão dos fenômenos políticos atuais”.
 
O curso introduz alguns conceitos chave das teorias dos dois filósofos ao aluno, que poderá compreender, a partir desses autores, formas de poder e desigualdade que são socialmente produzidas, e que acabam por tornarem-se referências na configuração das políticas sociais. 
 
As aulas são voltadas a pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação, especialmente bacharéis em Ciências Sociais, Pedagogia, Biblioteconomia, Ciências da Informação, História, Geografia, Jornalismo, Letras, Artes, Filosofia, Comunicação, Psicologia, Educação e Serviço Social. Voltado, também, a professores das diversas áreas de saber e níveis de ensino. Mais informações pelo telefone 3123-7800 ou 3123-7823 ou pelo e-mail extensão@fespsp.org.br. 
 
Serviço
Curso de Extensão: Introdução a Michel Foucault e Judith Butler
Local: Campus FESPSP – Rua General Jardim, 522 – Vila Buarque, São Paulo - SP
Período: 11 de março a 13 de maio de 2017 – exceto 15 e 22 de abril. 
Horário: Sábados, das 13h às 17h. 
Carga Horária: 32 horas
Docente: Profa. Ma. Jaqueline Moraes Teixeira
 
Sobre Jacqueline Moraes Teixeira
 
É doutoranda em Antropologia Social na Universidade de São Paulo (USP) onde obteve o título de mestre em Antropologia, tendo sido financiada pela Fapesp. Possui graduação em Ciências Sociais (USP) e graduação em Teologia (Faculdade Batista e Universidade Presbiteriana Mackenzie). Participa do grupo de estudos sobre Antropologia, Religião e Política tendo como tema de pesquisa a relação entre direitos reprodutivos e igrejas de tradição neopentecostal. É pesquisadora vinculada ao NAU-USP tendo como temática específica a religiosidade no contexto urbano, e ao Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, onde desenvolve pesquisas sobre educação, religiões e gênero. Tem experiência na área de Antropologia, Antropologia da Religião e Antropologia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: Religião, Gênero e Movimentos Sociais.
 
 



Veja Mais

Mapa do site

FESPSP
Institucional
Biblioteca
Tecnologia
Pesquisa
Extensão
Eventos
FAQ
Estude na FESPSP
Graduação
Pós-Graduação
Extensão
 
2ª via do boleto/cartão
Agência FESPSP
Artigos
Comunicado
Eventos
FESPSP na mídia
Notícias
Palestras
Publicações
Contato
Fale Conosco
Trabalhe Conosco
Localização
Ouvidoria

FESPSP nas redes sociais

FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

Rua General Jardim, 522
Vila Buarque - São Paulo - SP

11 3123 7800

© Copyright 2014 - FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

by HKL