Pesquisa
NEU

Núcleo de Etnografia Urbana e Audiovisual da FESPSP

A proposta do NEU (Núcleo de Etnografia Urbana e Audiovisual) é possibilitar o intercâmbio e a discussão acerca da antropologia urbana e a produção audiovisual (cinema, vídeo, fotografia e outras formas expressivas).

A ideia é abrir a discussão não só para novos temas e debates em que a cidade e o urbano são colocados em questão, mas também desenvolver discussões metodológicas que envolvem pesquisa "na" e "da" cidade, bem como reflexões sobre autores que contribuíram para os estudos urbanos e formas de representação da cidade. Para isso, investiga-se grupos na cidade, como também sobre questões e temas em que a questão do espaço da cidade, sua apreensão pelos que ali moram e circulam é colocada em questão – considerando as interseções entre gênero, classe, raça, geração, consumo, lugar, imagem e representação.

O NEU abriga tanto discussões que possam contribuir para uma história das cidades e do urbano, quanto trabalhos que façam uma reflexão sobre a articulação política nas ruas em protestos, manifestações e espaço público na contemporaneidade e formas de se fazer etnografias a partir do registro audiovisual.

 

Confira aqui o que saiu na imprensa sobre as pesquisas do NEU-FESPSP
Arquivos

Coronavírus: pandemia, infodemia e política

Pesquisa do NEU em parceria com o NetLab (Laboratório de Microssociologia e Estudos de Redes) da UFRJ.

Baixar Arquivo

Quem são e no que acreditam os eleitores de Jair Bolsonaro

A pesquisa considera o que repudiam e o que desejam, aspiram ou imaginam para o futuro para um eventual governo presidido por Jair Bolsonaro.

Baixar Arquivo

"Ideologia de Gênero" x "Ideologia de Gênesis"

Pesquisa realizada nos ataques contra a filósofa Judith Butler em novembro de 2017.

Baixar Arquivo
Destaques
Sociologia e Política O curso forma o Sociólogo, profissional cujo exercício é definido pela Lei n. 6.888/1980, e que tem como competência conduzir estudos, pesquisas, programas e projetos atinentes ao conhecimento e à intervenção na realidade social.
Pesquisas Institucionais Em sua história, a FESPSP realiza importantes pesquisas e análises sobre fenômenos sociais, principalmente na cidade na qual se insere, São Paulo.