Pós-Graduação

Pós-Graduação

Mídia, Política e Sociedade

< voltar

No curso de Mídia, Política e Sociedade, os alunos têm possibilidade de desenvolver uma compreensão das dimensões relacionadas aos processos comunicacionais na sociedade de forma reflexiva e crítica. A proposta das disciplinas é oferecer ao aluno graduado instrumentos teóricos e conhecimento científico para aprimorar a atuação profissional e/ou acadêmica em atividades para as quais a capacidade interpretativa e analítica dos métodos comunicacionais seja indispensável

clique para expandir
Objetivos

Através de análises multidisciplinares, o objetivo do curso é o de proporcionar aos alunos o estudo da atuação da mídia nas relações com o sistema político, sociocultural e econômico contemporâneo.

Público Alvo
Profissionais e acadêmicos de nível superior interessados em especializar-se no estudo e qualificação profissional em mídias, especialmente os bacharéis em Comunicação Social, Jornalismo, Propaganda e Marketing, Administração, Economia, Direito, Ciências Sociais, Geografia e História, além de docentes do ensino médio.
 
O curso é voltado também para membros do mundo empresarial, executivos, empreendedores nas áreas de mídia e comunicação, assessorias e integrantes de organizações governamentais e não-governamentais, professores universitários de diversas áreas, bem como profissionais interessados numa preparação para cursos de Mestrado e Doutorado nas áreas afins.
Disciplina
Estruturas Institucionais e Comunicação (32 horas)
A disciplina tem o objetivo de abordar as estruturas institucionais da área de comunicação, as bases conceituais para a formação das políticas públicas de comunicação e a regulamentação da mídia e da internet.
 
Economia, mídia e sociedade (60 horas)
Esta disciplina estuda a dinâmica do capitalismo contemporâneo, levando em conta as interações entre capital financeiro e simbólico, tecnologias da informação, novas empresas de comunicação e o impacto que essas interações produzem sobre a sociedade e o mundo do trabalho. Aborda também as relações do capital e do mercado globalizados com as economias das sociedades nacionais. 
 
Sistemas políticos partidários e eleitorais (60 horas)
Compreender as características dos sistemas políticos, eleitorais e partidários em perspectiva comparada e, permitir o aprofundamento expressivo no caso brasileiro, permitindo uma reflexão acurada de aspectos centrais da atualidade bem como das propostas de reforma política em constante debate no país.
 
Sociedade da Informação (32 horas)
Analisa a atual configuração da sociedade da informação e da economia do conhecimento. Inclusão e exclusão digital. A sociedade e o poder em rede. Fluxos informacionais e dinâmicas de poder. Convergência digital.
 
Comportamento Político e Opinião Pública (60 horas)
Aborda a influência dos meios de comunicação na construção do processo de formação da opinião pública nas sociedades democráticas, analisando o comportamento dos atores políticos (partidos, governos e movimentos sociais), bem como a sua representação na mídia. Discutir a crise da representação, os papéis dos atores na construção da representação social e política e as interações entre mídia, Estado, organizações da sociedade civil, poder econômico, cultura e opinião pública.
 
Ciberpolítica e Cibercultura (60 horas)
A disciplina promoverá a avaliação do impacto das Tecnologias de Informação e Comunicação no cotidiano social, bem como a promoção de novas formas de ação política e de ampliação da cidadania. Serão ainda analisados os impactos das tecnologias sobre os sistemas políticos e suas instituições, os novos fóruns de deliberação e participação, e o exercício de pressão no ciclo de desenvolvimento de políticas públicas. Governo eletrônico e governança digital. O curso também avaliará a emergência de novas formas de sociabilidade e de referências culturais. Análise do lugar das tecnologias de informação e de comunicação nas teorias da democracia. Espaço público, novas mídias e internet. Comunicação política e internet. O uso da internet nas campanhas eleitorais e nos processos de decisão política.
 
Mercado e Empreendedorismo Multimídia (32 horas)
A disciplina parte do diagnóstico da transição das atividades de comunicação da era industrial para a era da sociedade tecnológica e informacional e analisa as transformações das condições técnicas, materiais, métodos abordando as novas fronteiras de atuação dessas atividades. Serão estudados casos nacionais e internacionais da revolução pela qual passa a indústria e a economia da informação e as perspectivas, oportunidades de atuação e empreendedorismo no cenário multimídia do século XXI.
 
Métodos e Pesquisas para Estudo de Mídias (32 horas)
Esta disciplina, de ementa aberta, terá por objetivo levar para a sala de aula, a partir de convidados, experiências e casos de êxitos e fracassos de empreendimentos midiáticos, não só do ponto de vista do negócio, mas também pela abordagem do seu conteúdo. Os temas conjunturais significativos e polêmicos, relacionados com a mídia, também serão debatidos nesta disciplina.
Processo Seletivo
O candidato deverá inscrever-se e comparecer na apresentação do curso com o coordenador, conforme datas abaixo:
 
  • 27/06/2017 - 19h;
  • 13/07/2017 - 19h;
  • 31/07/2017 - 19h;
  • 04/08/2017 - 19h.
Importante: no ato da inscrição, o candidato escolherá a data que deseja participar.
 
A participação não é requisito para a matrícula no curso.
 
 
 
Lembrete:
 
Para realizar sua matrícula você deve comparecer na secretaria escolar da FESPSP com a seguinte documentação:
 
1 (uma) Cópia do Diploma de Graduação (ou atestado de conclusão enquanto o diploma não estiver pronto);
1 (uma) Cópia do Histórico da Graduação;
1 (uma) Cópia da Cédula de Identidade;
1 (uma) Cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
1 (uma) Cópia do Comprovante de Residência atualizado;
• 1 (uma) Fotografia recente, em formato 3x4. 
Inscreva-se Coordenação
Coordenadora
Profª. Drª. Rosemary Segurado
 
Duração
18 meses
 
Horário
Terças e quintas, das 19h às 22h30.
 
Mensalidade
R$ 902,00
*referente ao ano letivo de 2017.

Depoimentos

  • Assistir

    Depoimento da aluna Dimalice Nunes, do curso de Pós-graduação em Mídia, Política e Sociedade

Mapa do site

FESPSP
Institucional
Biblioteca
Tecnologia
Pesquisa
Extensão
Eventos
FAQ
Estude na FESPSP
Graduação
Pós-Graduação
Extensão
Debates Contemporâneos
 
2ª via do boleto/cartão
Agência FESPSP
Artigos
Comunicado
Eventos
FESPSP na mídia
Notícias
Palestras
Publicações
Seminário FESPSP 2017
Contato
Fale Conosco
Trabalhe Conosco
Localização
Ouvidoria

FESPSP nas redes sociais

FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

Rua General Jardim, 522
Vila Buarque - São Paulo - SP

11 3123 7800

© Copyright 2014 - FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

by HKL

Dúvidas?

Nós ligamos para você!

Envie seus dados através do formulário abaixo e nossos atendentes entrarão em contato com você!