Pós-Graduação

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Gestão de Serviços de Informação

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O ambiente empresarial tem sofrido profundas mudanças relacionadas diretamente ao avanço dos recursos de informação e comunicação, das novas relações com o mercado (clientes, fornecedores, concorrentes, parceiros e a própria comunidade) e a exigência de novas formas de conduta nos negócios. O novo modelo exige do profissional um entendimento macro de questões chave, relacionadas não somente à sua formação técnica, mas principalmente às competências, habilidades e atitudes pessoais para se integrar ao ambiente das Organizações. De maneira assertiva e ética, respeitando e se adaptando às diferenças de todos os níveis e garantindo sua própria empregabilidade e a melhoria de suas relações de trabalho, que tendem a repercutir diretamente em melhor qualidade de vida, os profissionais buscam a adaptação à nova realidade.
 
Nesse contexto, o curso de “Gestão de Serviços de Informação” tem como meta capacitar profissionais em temas contemporâneos da área de gestão em prestação de serviços aos clientes e colaboradores dentro das organizações. Buscando fornecer subsídios capazes de promover o avanço profissional, através do desenvolvimento de competências gerenciais, a partir de um ambiente de aprendizagem que valorize o compartilhamento de conhecimento, além do contato com forte embasamento teórico e experiência prática do corpo docente, o curso pretende impulsionar a realização de novas conexões, traduzidas em avanço pessoal, social e profissional.

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Objetivos

O objetivo geral do curso é formar especialistas para atuarem com eficácia como gestores estratégicos de informação e conhecimento na prestação de serviços de qualquer natureza, independentemente de sua área de formação básica (graduação – nível superior).

Seus objetivos específicos são:

  • Aprimorar e desenvolver competências gerenciais ligadas à inovação, empreendedorismo, pessoas e processos com ênfase nos aspectos humanos dentro das organizações;
     
  • Promover o acesso às novas tecnologias, ferramentas de Marketing e conceitos administrativos emergentes relacionados à gestão de negócios e a inserção dos líderes nesse contexto;
     
  • Favorecer a construção crítico-construtiva sobre o papel do líder nas organizações, a partir de modelos e tendências inovadoras na gestão contemporânea.
Público Alvo

O público-alvo do curso são graduados em geral, em todas as áreas do conhecimento.

Disciplina

Disciplinas do Núcleo Comum


Gestão da Informação e do Conhecimento (32 horas)
Panorama conceitual da gestão da informação e do conhecimento, incluindo a criação do conhecimento e a aprendizagem organizacional. O papel do elemento humano e da tecnologia. Aplicações práticas e iniciativas implantadas nas Organizações.

Gestão Estratégica de Pessoas (32 horas)
A evolução da gestão de pessoas no ambiente empresarial. Introdução à liderança, delegação, comunicação, formação e fortalecimento de equipes. A Retenção de talentos e os desafios do ambiente multigeracional nas empresas. A importância da liderança no clima e cultura organizacionais.

Gestão de Projetos (32 horas)
A valorização da Gestão de Projetos na educação e nas organizações. O Plano de Projeto pelo Project Model Canvas. Modelos para gerenciamento de projetos: PMP, SCRUM. Conceitos e a estrutura analítica do projeto pelo PMP. Abordagem Design Thinking no projeto.

Inovação e Empreendedorismo (32 horas)
A gestão da inovação (produtos, serviços e processos). Gestão da criatividade e Programa de Ideias. Fundamentos de Empreendedorismo e Intraempreendedorismo no contexto dos Serviços de Informação. Ferramentas de tomada de decisões (Plano de Negócios e Canvas), Startup e Exposição de Casos de empresas.


Disciplinas do Núcleo Específico


Coaching: métodos e processos (32 horas)
Gestão de Mudanças na Sociedade da Informação e do Conhecimento. Histórico e fundamentos de coaching. Liderança e coaching. Distinções e relações entre tendências gerenciais na contemporaneidade, através de abordagens metodológicas e práticas para o desenvolvimento profissional do líder e de seus colaboradores: coaching, mentoria, aconselhamento e biografia humana.

Planejamento Estratégico (32 horas)
Conceitos de planejamento e planejamento estratégico. Tipos de planejamento. Análise do ambiente. Diretrizes organizacionais. Formulação e implementação de estratégias. Controle estratégico. Administração estratégica. Vivência sobre a aplicação do planejamento estratégico nas organizações.
 
Comportamento Corporativo (32 horas)
Postura profissional diante do cliente, do colaborador, da chefia. Postura em reuniões e durante as apresentações de projetos e relatórios. Responsabilidade Social. Boas práticas de comunicação no ambiente profissional. Ética profissional. Etiqueta corporativa.
 
Estratégias de Marketing de Serviços (32 horas)
Fundamentos do Marketing de Serviços. Análise dos conceitos de estratégia, estratégia de Marketing e Marketing 3.0. Nesta disciplina procura-se que os alunos tenham conhecimento das principais modalidades e estratégias do Marketing de serviços, bem como identificar as diferenças entre o marketing operacional e o estratégico.
 
Inteligência Competitiva (32 horas)
Fundamentos de Inteligência Competitiva. Monitoramento do ambiente macroeconômico. Tipologia de Fontes de informação organizacionais e sua utilização como diferencial para tomada de decisões. Questões Éticas na coleta de informação sensitiva. Perfis profissionais desejados.
 
Captação de Recursos e Parcerias (32 horas)
Captação de recursos públicos e privados. Introdução à redação de projetos, relatórios e documentos formais. Leis de Incentivo a Cultura. Gestão de projetos sociais e Terceiro Setor.

Gestão da Qualidade em Produtos e Serviços (32 horas)
Conceitos, fundamentos e filosofia da Gestão da Qualidade e sua aplicação na área de serviços, incluindo os requisitos e princípios da série de normas ISO 9000. Subsídios para apoiar a tomada de decisão em relação à gestão de serviços. Política da qualidade. Fatores determinantes e influenciadores da qualidade dos processos. Qualidade na prestação de serviços pelo método SERVQUAL.

Gestão e Segurança da Informação (32 horas)
Gestão e Segurança da Informação aplicadas aos processos de comunicação mediados por sistemas e computadores em redes colaborativas. Atuação gerencial visando à segurança da informação, garantindo maior capacidade de interatividade com a organização, o serviço e o cliente. Promoção da segurança em ambientes corporativos e, especialmente, nas fontes de informação.

Processo Seletivo
O candidato deverá inscrever-se e comparecer na apresentação do curso com o coordenador, conforme datas abaixo:
 
  • 04/07/2017 - 19h;
  • 27/07/2017 - 19h;
  • 03/08/2017 - 19h;
Importante: no ato da inscrição, o candidato escolherá a data que deseja participar.
 
A participação não é requisito para a matrícula no curso.
 
 
 
Lembrete:
 
Para realizar sua matrícula você deve comparecer na secretaria escolar da FESPSP com a seguinte documentação:
 
1 (uma) Cópia do Diploma de Graduação (ou atestado de conclusão enquanto o diploma não estiver pronto);
1 (uma) Cópia do Histórico da Graduação;
1 (uma) Cópia da Cédula de Identidade;
1 (uma) Cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
1 (uma) Cópia do Comprovante de Residência atualizado;
• 1 (uma) Fotografia recente, em formato 3x4. 
Inscreva-se Coordenação
Coordenadora
Profa. Dra. Valéria Martin Valls
 
Duração
18 meses
 
Horário: Terças e Quintas, das 19h às 22h30.
 
Mensalidade
R$ 902,00
*referente ao ano letivo de 2017.

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