Pós-Graduação

Pós-Graduação

Gestão da Informação Digital

< voltar

A informação e o conhecimento são considerados recursos das Organizações modernas e nas últimas décadas vem sendo gerenciados como recursos estratégicos, tendo impacto direto na sustentabilidade das Organizações, independente da sua área de atuação. Com o advento da internet e dos inúmeros desdobramentos sociais e econômicos que a informação digital vem causando, há necessidade de capacitar os profissionais para o perfeito entendimento do complexo processo de gestão da informação, da geração ao uso, em todas as suas etapas, incluindo um entendimento claro do papel das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação.

Nesse contexto, o curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão da Informação Digital tem como objetivo principal fornecer suporte conceitual e prático para que o aluno possa planejar e implantar sistemas de informação capazes de gerenciar de maneira eficaz a informação digital, considerando todos os seus aspectos e elementos essenciais, incluindo conceitos de curadoria digital.

clique para expandir
Objetivos

O objetivo geral do curso é formar especialistas em gestão da informação digital, independente de sua área de formação básica (graduação – nível superior).

Seus objetivos específicos são:

  • Aprimorar e desenvolver competências relacionadas à gestão da informação digital por meio de uma abordagem sistêmica;
     
  • Promover o acesso às novas tecnologias e metodologias para sua utilização;
     
  • Compreender e reconhecer as tecnologias que se adaptam à necessidade da Organização;
     
  • Favorecer a construção crítico-construtiva sobre o papel da informação e do conhecimento nas Organizações.
Público Alvo

O público-alvo do curso são profissionais atuantes e interessados em gestão da informação digital das mais diversas áreas, como por exemplo: Biblioteconomia, Arquivologia, Sistemas de Informação, História, Ciências da Computação, Comunicação, Recursos Humanos, Administração, dentre outras.

Disciplina

Disciplinas do Núcleo Comum

Gestão da Informação e do Conhecimento (32 horas)
Panorama conceitual da gestão da informação e do conhecimento, incluindo a criação do conhecimento e a aprendizagem organizacional. O papel do elemento humano e da tecnologia. Aplicações práticas e iniciativas implantadas nas Organizações.

Gestão Estratégica de Pessoas (32 horas)
A evolução da gestão de pessoas no ambiente empresarial. Introdução à liderança, delegação, comunicação, formação e fortalecimento de equipes. A Retenção de talentos e os desafios do ambiente multigeracional nas empresas. A importância da liderança no clima e cultura organizacionais.

Gestão de Projetos (32 horas)
A valorização da Gestão de Projetos na educação e nas organizações. O Plano de Projeto pelo Project Model Canvas. Modelos para gerenciamento de projetos: PMP, SCRUM. Conceitos e a estrutura analítica do projeto pelo PMP. Abordagem Design Thinking no projeto.

Inovação e Empreendedorismo (32 horas)
A gestão da inovação (produtos, serviços e processos). Gestão da criatividade e Programa de Ideias. Fundamentos de Empreendedorismo e Intraempreendedorismo no contexto dos Serviços de Informação. Ferramentas de tomada de decisões (Plano de Negócios e Canvas), Startup e Exposição de Casos de empresas.
 

Disciplinas do Núcleo Específico


Arquitetura da Informação (32 horas)
Fundamentos da Arquitetura da Informação. Introdução à estruturação de dados e informações. Sistemas de Organização. Design de ambientes digitais. Boas práticas de webwriting, usabilidade e wireframing para ambientes digitais. Introdução à arquitetura da colaboração. A experiência do Usuário.

Organização e uso da Informação (32 horas)
O registro da Informação e os processos de organização da informação. A classificação por meio da teoria da classificação e as ontologias. Arquitetura e modelagem de dados e metadados. Representação: tipos, utilização e métodos e normalização. Fundamentos de taxonomia, folksonomia e uso de tags. Busca: relevância e organização da informação. Continuidade e comparabilidade semântica e ontológica de conteúdo.

Curadoria de Conteúdo (32 horas)
Função do curador. Fases da curadoria de conteúdo: pesquisar, filtrar, agrupar e arranjar, compartilhar. Monitoramento de resultados. Qualidades Essenciais do Curador de Conteúdos. Uso de CMS e escolha de redes sociais.

Preservação e Segurança de informações Digitais (32 horas)
Conceitos de Tecnologia,  Fundamentos de segurança da informação. Políticas de acesso, uso e disseminação da informação contínua e a longo prazo. A durabilidade dos múltiplos suportes com os registros informacionais. A preservação da informação contempla aspectos da administração e da gestão da informação e dialoga com as tecnologias de informação. Programas e projetos para o planejamento de preservação: ações técnicas e políticas. Certificação de confiabilidade e integridade do conteúdo.

Usos, usuários e serviços de informação (32 horas)
Estudo de usuários os conceitos, a evolução e as tendências. Usuários e os tipos de sistemas de informação. Ambientes de uso da informação. Modelos de comportamento informacional. Tipos de usuários e não usuários: características e necessidades. Metodologias de estudo de usos e usuário. Os serviços de informação: os museus, bibliotecas e arquivos, suas semelhanças e diferenças. Os serviços especializados de Informação e os Centros de Documentação.

Direito Autoral em Midias Digitais (32 horas)
Propriedade intelectual, industrial e autoral. Histórico do direito autoral. Obras protegidas. Limitações a aplicação do direito autoral. Sanções civis e aplicação do direito penal. Conflitos entre direito autoral e outros ramos do direito. A tecnologia e as mídias digitais. Licenças públicas. Obras protegidas e a relação de trabalho.

Mídias Sociais (32 horas)
Mídias Sociais em suporte digital. Arquitetura da colaboração. Ferramentas de Mídias Sociais como suporte de comunicação, relacionamento e atendimento a clientes. Metodologias de relacionamento. Tecnologia Mobile. Comportamento social e empresarial. Netetiqueta.

Recursos tecnológicos para gestão da informação e da documentação (32 horas)
Aplicação de conceitos de tecnologia aplicados à informação, conteúdo e documentação com ênfase em boas práticas da aplicação de ferramental e suporte digital para a gestão da informação, com a análise e ações de mitigação dos riscos associados à informação. Panorama sobre a aplicação dos conceitos em repositórios institucionais, bibliotecas digitais, gestão de mídias, ativos e artefatos oriundos de informações digitais. Conceituação de gestão de conteúdo empresarial (ECM), Gestão Eletrônica de Documentos, Gestão de Documentos Eletrônicos. Aplicação prática de ferramental digital com conceitos teóricos.

Processo Seletivo
O candidato deverá inscrever-se e comparecer na apresentação do curso com o coordenador, conforme datas abaixo:
 
  • 06/12/2016 - 19h;
  • 19/01/2017 - 19h;
  • 14/02/2017 - 19h;
  • 07/03/2017 - 19h.
Importante: no ato da inscrição, o candidato escolherá a data que deseja participar.
 
A participação não é requisito para a matrícula no curso.
 
 
 
Lembrete:
 
Para realizar sua matrícula você deve comparecer na secretaria escolar da FESPSP com a seguinte documentação:
 
1 (uma) Cópia do Diploma de Graduação (ou atestado de conclusão enquanto o diploma não estiver pronto);
1 (uma) Cópia do Histórico da Graduação;
1 (uma) Cópia da Cédula de Identidade;
1 (uma) Cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
1 (uma) Cópia do Comprovante de Residência atualizado;
• 1 (uma) Fotografia recente, em formato 3x4.  

 

Inscreva-se Coordenação
Coordenadora
Profa. Dra. Valéria Martin Valls
 
Duração
18 meses
 
Horário: Terças e Quintas, das 19h às 22h30.
 
Mensalidade
R$ 902,00
*referente ao ano letivo de 2017.

Mapa do site

FESPSP
Institucional
Biblioteca
Tecnologia
Pesquisa
Extensão
Eventos
FAQ
Estude na FESPSP
Graduação
Pós-Graduação
Extensão
 
2ª via do boleto/cartão
Agência FESPSP
Artigos
Comunicado
Eventos
FESPSP na mídia
Notícias
Palestras
Publicações
Contato
Fale Conosco
Trabalhe Conosco
Localização
Ouvidoria

FESPSP nas redes sociais

FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

Rua General Jardim, 522
Vila Buarque - São Paulo - SP

11 3123 7800

© Copyright 2014 - FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

by HKL