Pós-Graduação

Pós-Graduação

Estudos Brasileiros

< voltar
O curso de Estudos Brasileiros: sociedade, educação e cultura possibilita uma reflexão ampla sobre os mais diversos aspectos da formação e do desenvolvimento social, político e cultural do Brasil com ênfase específica nas Ciências Sociais, na Educação e nas Artes.
 
Da Era Colonial aos nossos dias o conteúdo programático abordará as principais linhas de pensamento e da expressão artística, educacional e cultural do país, procurando gerar um entendimento em profundidade dos processos e questões inerentes à nação e à identidade brasileiras.
 
As teorias e conteúdos ministrados no curso possibilitam um conhecimento em profundidade do Brasil, permitindo aos profissionais grande acuidade na formulação de interpretações, opiniões, críticas, análises e projetos de estudos e pesquisas sobre a realidade nacional.
clique para expandir
Objetivos
Proporcionar a profissionais e estudiosos das mais diversas áreas, por meio de um debate que privilegia as Ciências Sociais, a Educação e as Artes, reflexões apuradas sobre a formação e o desenvolvimento do Brasil, bem como sobre temas candentes da atualidade.
 
Com farta leitura e produção de textos, aulas expositivas, seminários e debates o curso prepara profissionais da educação, das artes, do conhecimento e da comunicação, bem como das diversas áreas do saber, para o desenvolvimento de projetos, estudos, pesquisas e produções artísticas e culturais que tenham por tema a realidade brasileira.
 
Para os professores e educadores dos mais diversos níveis de instrução o curso oferece um cabedal importante para a realização de atividades educacionais, aulas e projetos que tenham por objetivo explorar e transmitir conhecimentos sobre a realidade nacional.
Público Alvo
Interessados com graduação de nível superior, especialmente bacharéis em Ciências Sociais, Pedagogia, Biblioteconomia, Ciências da Informação, História, Geografia, Jornalismo, Letras, Artes, Filosofia, Comunicação, Psicologia, Educação e Serviço Social. Voltado, também, a professores das diversas áreas de saber e níveis de ensino. Também é aberto aos interessados com formação superior em qualquer área do saber.
 
O curso também pode ser interessante àqueles que desejam ingressar em cursos de mestrado ou doutorado com o intuito de desenvolver dissertações e teses versadas em assuntos brasileiros.
 
 
Disciplina
Estudos Brasileiros de Cultura e Sociedade (60 horas)
Formação da sociedade brasileira à luz das principais correntes de pensamento do país com foco nas questões da cultura e da identidade nacional. Serão abordados temas tais como a formação étnica e racial, caráter e identidade nacionais e as fases de desenvolvimento da sociedade brasileira a partir da produção clássica e recente das Ciências Sociais sobre o assunto. A partir dos conhecimentos adquiridos na disciplina os alunos estarão capacitados para o desenvolvimento de reflexões socioculturais voltadas a compreensão de temas brasileiros.
 
Estudos Brasileiros de História e Política (60 horas)
Reflexões sobre a política e a história brasileiras do período contemporâneo à luz das principais correntes de pensamento do país. Serão abordados temas tais como a formação institucional e política do Brasil, suas constituições e processos, os diferentes ciclos político e econômicos do período colonial aos nossos dias, bem como o conhecimento dos principais autores e intérpretes da realidade nacional.
 
Educação e Sociedade no Brasil (60 horas) 
Reflexões sobre a formação, o desenvolvimento e a atualidade da educação no Brasil com o objetivo de alcançar uma compreensão acerca dos diferentes modelos, bem como das transformações, avanços e obstáculos inerentes ao processo de pensar e institucionalizar a educação formal no Brasil. Assim, serão abordados os principais assuntos, autores e escolas que, no processo histórico, consolidaram o pensamento e o sistema educacional brasileiros.
 
Tópicos da Produção Artística Brasileira (32 horas)
Estudo da produção cultural brasileira a partir de tópicos especiais, abordando a relação entre as várias formas de expressão artística, com ênfase na música e na literatura, e o processo histórico e social, a fim de demonstrar como a arte e a cultura estruturam e traduzem aspectos fundamentais da experiência social brasileira do século XX.
 
Estudos de Cultura Popular (32 horas)
Os movimentos e a produção cultural popular no Brasil nos últimos 50 anos. O objetivo da disciplina é abordar de forma interdisciplinar a produção audiovisual brasileira e sua relação com os movimentos sociais e com a política e a sociedade nas últimas décadas, possibilitando aos alunos um olhar crítico sobre a produção cultural brasileira contemporânea.
 
Agenda brasileira de pesquisa (32 horas)
O curso objetiva um panorama das principais linhas de pesquisa sobre o Brasil e o estado da arte dos estudos brasileiros nas Ciências Sociais, destacando as interfaces com outras áreas do saber. Além de apresentar os principais tópicos metodológicos no que se refere à formalização e apresentação de pesquisas na área.
 
Estado, Cultura e Identidade (32 horas)
O Estado, identidade cultural e sua crise. Análise da identidade cultural na modernidade, abordando as questões suscitadas por narrativas identitárias e suas implicações. Discussão sobre os aspectos conceituais da alteridade no mundo contemporâneo.
 
Política Externa Brasileira (60 horas)
Reflexões sobre o Brasil no mundo com o objetivo de oferecer aos alunos uma visão abrangente sobre os diferentes modelos de inserção brasileira no sistema internacional. O curso trata da história da política externa brasileira desde o Império, com foco na análise da formação dos quadros conceituais. Serão estudadas as principais linhas de ação e pensamento de nossa política externa.
 
 
Processo Seletivo
Modalidade de seleção 1
 
O candidato deverá inscrever-se e comparecer na apresentação do curso com o coordenador, conforme datas abaixo:
  • 20/07/2017 - 20h20;
  • 03/08/2017 - 20h20.
No dia da apresentação e entrevista, o candidato deverá apresentar currículo atualizado e impresso. Os candidatos serão entrevistados por ordem de chegada.
 
Importante: no ato da inscrição, o candidato escolherá a data que deseja participar.
 
Modalidade de seleção 2
 
O candidato deverá se inscrever e enviar currículo e uma curta carta de intenção para o e-mail do coordenador do curso: restramanho@fespsp.org.br.
 
Os candidatos graduados pela FESPSP não precisam participar das entrevistas.
 
 
Para realizar sua matrícula você deve comparecer na secretaria escolar da FESPSP com a seguinte documentação:
 
• 1 (uma) Cópia do Diploma de Graduação (ou atestado de conclusão enquanto o diploma não estiver pronto);
• 1 (uma) Cópia do Histórico da Graduação;
• 1 (uma) Cópia da Cédula de Identidade;
• 1 (uma) Cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
• 1 (uma) Cópia do Comprovante de Residência atualizado;
• 1 (uma) Fotografia recente, em formato 3x4. 
Inscreva-se Coordenação
COORDENADOR
Prof. Dr. Rodrigo Estramanho de Almeida
 
DURAÇÃO
18 meses
 
HORÁRIOS
Segundas e quartas, das 19h às 22h30.
 
 
Mensalidade
R$ 902,00
*referente ao ano letivo de 2017.

Mapa do site

FESPSP
Institucional
Biblioteca
Tecnologia
Pesquisa
Extensão
Eventos
FAQ
Estude na FESPSP
Graduação
Pós-Graduação
Extensão
 
2ª via do boleto/cartão
Agência FESPSP
Artigos
Comunicado
Eventos
FESPSP na mídia
Notícias
Palestras
Publicações
Contato
Fale Conosco
Trabalhe Conosco
Localização
Ouvidoria

FESPSP nas redes sociais

FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

Rua General Jardim, 522
Vila Buarque - São Paulo - SP

11 3123 7800

© Copyright 2014 - FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

by HKL

Dúvidas?

Nós ligamos para você!

Envie seus dados através do formulário abaixo e nossos atendentes entrarão em contato com você!