Graduação

Graduação

Biblioteconomia e Ciência da Informação

< voltar
O curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação da FESPSP promove uma formação teórica e prática, com forte embasamento técnico e conhecimentos humanísticos, o que contribui para a formação de um profissional completo.
 
As principais disciplinas do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação são: Projetos Culturais; Mediação da Informação, da Leitura e do Aprendizado; Normalização Documentária; Fundamentos de Tecnologia da Informação e Comunicação; Representação Descritiva; Linguagens Documentárias; Serviços de Referência e Informação; Introdução a Organização de Arquivos; Bibliotecas Virtuais e Repositórios Institucionais e Gestão de Serviços de Informação.
 
O projeto pedagógico do curso baseia-se em uma integração disciplinar voltada para a prática e dispõe de recursos de educação à distância em ambiente virtual de aprendizagem que proporciona um espaço para complementação teórica e prática das disciplinas, promovendo e impulsionando a competência informacional do aluno para as novas tecnologias da informação e comunicação.
 
O corpo docente do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação da FESPSP é formado por mestres e doutores com atuação acadêmica e aplicada.
 
Bibliotecários e Cientistas da Informação formados pela FESPSP estão capacitados para a atuação em bibliotecas, unidades, redes, serviços e sistemas de informação das mais diversas instituições públicas e privadas, exercendo atividades de pesquisa, recuperação, análise, organização, tratamento técnico e preservação de recursos informacionais.
 
O profissional da informação é um dos mais procurados no mercado, pois presta serviços de disponibilização sistemática de informações, assessoria, consultoria, atendimento, difusão informacional e cultural, bem como ações educativas relativas à mediação da informação e da leitura, além de diagnósticos e análises informacionais.
clique para expandir
Objetivos
Referência nacional em pioneirismo, tradição e qualidade.
 
Constante atualização de conteúdos e práticas pedagógicas, no sentido de oferecer aos alunos o melhor curso e, ao mercado, os melhores profissionais. 
 
Seu corpo docente é composto por profissionais reconhecidos por sua ampla experiência profissional e qualificação acadêmica. 
 
A atualidade e excelência de suas atividades está expressa no alto grau de empregabilidade e respeitabilidade alcançado por seus egressos e a demanda gerada pelo mercado pelos profissionais formados pela FaBCI-FESPSP. 
 
Foco na tradição e inovação, com ênfase no tratamento e organização da informação e na responsabilidade social do futuro bibliotecário.
 
Oferece base sólida que permite ao egresso avançar nos estudos (pós-graduação).
 
Inovação: uso de AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem e trabalhos integrados, que permitem ao aluno uma visão processual de sua aprendizagem, além do projeto de Monitoria Científica (http://monitoriafabci.blogspot.com.br) mantido pelos alunos para divulgação interna e externa do curso e da profissão.
 
Curso amplamente reconhecido no mercado da cidade de São Paulo, especialmente pelos empregadores.
 
Ideal para alunos com graduação anterior, em razão da sua estrutura e projeto pedagógico.
 
Curso dinâmico: três anos.
Grade e Corpo Docente

GRADE 2015

1º SEMESTRE

Fundamentos de Tecnologia da Informação e Comunicação - 46h (36 presenciais + 10 AVA)
Prof. Esp. Henrique Mariano Coimbra Ferreira - CRB-8/7868
Início na FESPSP: 02/08/2012

Dado, informação e conhecimento. Hardware, software, sistemas operacionais, redes. Internet, intranet, extranet. O computador e a internet como instrumento rotineiro de estudo, pesquisa e trabalho. Tecnologias e técnicas de armazenamento e processamento da informação. Tecnologias, arquitetura e aplicações da web.


Normalização Documentária - 46h (36 presenciais + 10 AVA)
Profª Ms. Daniele Cristina Gonçalves Brene Pires - CRB-8/7376
Início na FESPSP: 02/02/2015

Importância da padronização e da normalização. Principais sistemas internacionais de normalização. Sistema brasileiro de normalização: ABNT. Normalização documentária: principais normas: NBR 6023, NBR 14724 e NBR 10520.


Análise Textual - 36h
Prof. Dr. Ivan Russeff
Início na FESPSP: 01/03/2007

Conceito de texto e contexto. O texto como situação comunicativa. Os tipos e os gêneros textuais. Fatores de textualidade envolvidos na construção do sentido.


Conhecimento Científico e Ética - 36h
Profª Drª Carla Regina Mota Diéguez
Início na FESPSP: 01/02/2013

O senso comum e o conhecimento científico. Evolução do Pensamento científico e os critérios de cientificidade. Comportamento ético, valores, regras e normas. Organização da informação e do estudo. Estabelecendo um problema, método indutivo, método dedutivo, premissas, hipótese, objetivos. A estrutura do trabalho científico.


Psicologia das Relações Humanas - 72h
Prof. Ms. José Mário de Oliveira Mendes
Início na FESPSP: 01/08/2014

Estrutura da personalidade individual. Relações entre indivíduos: o eu e o outro. O trabalho em equipe e a competência interpessoal. A relação do indivíduo com as instituições contemporâneas. Conceito e função do trabalho. Comportamento organizacional.


Fundamentos de Biblioteconomia e Ciência da Informação - 72h
Prof. Msc. Wanderson Scapechi - CRB-8/7172
Início na FESPSP: 01/08/2016

Estudo dos conceitos fundamentais de Informação, Documentação e Ciência da Informação. O profissional da informação e os diversos contextos históricos. Formação, legislação, entidades de classe, atuação e tendências de mercado. Ética profissional.


Tipologia de Serviços de Informação - 72h
Profª Esp. Maria Rosa Crespo - CRB-8/8690
Início na FESPSP: 02/10/2010

Apresentação e análise dos diversos tipos de Serviços de Informação, bem como de seus usuários típicos, recursos informacionais, infra-estrutura, produtos e serviços.

Visitas orientadas presenciais e virtuais, a fim de treinar a percepção dos alunos na identificação e distinção de cada Serviço de Informação.


Estágio Curricular Módulo I - 20h
Atividades Complementares - 20h
Total: 1º semestre - 420h

 

2ª SEMESTRE


Lógica Aplicada - 46h (36 presenciais + 10 AVA)
Profª Esp. Maria Rosa Crespo - CRB-8/8690
Início na FESPSP: 02/10/2010

Introdução à Lógica, motivação e considerações gerais, pensamentos intuitivo e lógico. Princípios da lógica aplicados à linguagem. Apresentação do conceito de proposições simples e compostas. Tabelas-Verdade para proposição compostas. Distinção entre conceito, termo e palavra. Polissemia, sinonímia e tautologia. Construção de mapa conceitual.


Fontes de Informação e Pesquisa - 46h (36 presenciais + 10 AVA)
Profª Ms. Daniele Cristina Gonçalves Brener Pires - CRB-8/7376
Início na FESPSP: 02/02/2015

Os sistemas de comunicação científica e o fluxo de produção da informação. Identificação das tipologias de fontes de informação nos formatos impressos e eletrônicos. Pesquisa das Organizações como fontes de informação. Obras de Referência (anuários, dicionários, enciclopédias, manuais, etc). Literatura Cinzenta, Literatura branca. Documentos Primários, Secundários e Terciários. Internet como fonte de informação: seleção, avaliação, credibilidade, pertinência. Principais fontes disponíveis na internet.


Produção Textual - 36h
Prof. Dr. Ivan Russeff
Início na FESPSP: 01/03/2007

Organização e constituição das ideias do texto. Estruturação do texto e do parágrafo. Mecanismos léxico-gramaticais da produção escrita. Coesão e coerência. Retextualização. Características dos discursos oral e escrito. Oralidade e letramento. Discurso e ideologia.


Introdução as Ciências Sociais - 36h
Profª Drª Carla Regina Mota Diéguez
Início na FESPSP: 01/02/2013

As ciências sociais no contexto da modernidade. Conceitos básicos das ciências sociais: cultura, poder, Estado, sociedade civil, estrutura social, estratificação social. Modernidade e pós-modernidade. Informação e sociedade.


Introdução a Administração - 36h
Prof. Msc. Wanderson Scapechi - CRB-8/7172
Início na FESPSP: 01/08/2016

Base conceitual sobre o trabalho e as forças produtivas. Origem e processo de formação da gerência moderna. Análise do papel do individuo e das organizações nas relações de produção. A evolução das teorias administrativas, as teorias modernas e emergentes. Críticas às principais práticas administrativas.


Inglês Instrumental - 36h
Prof. Ms. José Mário de Oliveira Mendes
Início na FESPSP: 01/08/2014

Reconhecimento e aplicação das habilidades de leitura e interpretação textual com e sem uso de dicionário. Conhecimento da tipologia textual. Identificação e uso de funções lingüístico-estruturais. Informações básicas de estrutura gramatical do Inglês com estudo e compreensão de textos da área de Biblioteconomia.


História da Produção dos Registros do Conhecimento - 72h
Profª Esp. Maria das Mercês Pereira Apostolo - CRB-8/5660
Início na FESPSP: 03/08/1992

História da escrita. História dos sistemas de registro de conhecimento. História da imprensa e do livro. História das Bibliotecas. Paradigmas emergentes.


Representação Descritiva I - 72h
Profª. Me. Isabel Cristina Ayres da Silva Maringelli - CRB-8/5981
Início na FESPSP: 01/02/2017

Conhecimentos teóricos e práticos da Representação Descritiva dos registros do conhecimento e aplicação das normas do padrão internacionalmente aceito para pontos de acesso e representação de recursos informacionais, com ênfase na recuperação da informação. Apresenta ainda os princípios atuais da catalogação descritiva. Requisitos funcionais para registros bibliográficos (FRBR) e Requisitos funcionais para dados de autoridade (FRAD).


Atividades Complementares - 20h
Total: 2º semestre - 400h

 

3º SEMESTRE

Indexação e Resumos - 72h
Profª Drª Andréia Gonçalves Silva - CRB-8/6952
Início na FESPSP: 21/02/2003

Sistemas de recuperação da informação. Fluxo documentário. Análise documentária (leitura e síntese de conteúdos documentários). Indexação: conceito, etapas e princípios. Indexação textual e indexação de imagens. Política de indexação. Estrutura dos textos documentários; Resumos: tipologia e metodologia de elaboração.


Representação Descritiva II - 72h
Profª. Me. Isabel Cristina Ayres da Silva Maringelli - CRB-8/5981
Início na FESPSP: 01/02/2017

Apresenta teoria e prática de Formatos de Importação e exportação de registros em sistemas de gerenciamento de bibliotecas de dados bibliográficos em contexto automatizado e estuda padrões de metadados descritivos para o ambiente digital, com ênfase na compreensão e crítica entre as características e funções dos distintos processos e produtos da representação, que atendam a necessidade e facilitem o acesso dos utilizadores.


Gestão de Serviços de Informação - 72h
Profª Drª Valéria Martin Valls - CRB-8/5243
Início na FESPSP: 02/03/2009

Gestão da Qualidade aplicada aos Serviços de Informação incluindo qualidade no atendimento, abordagem por processo e indicadores; Estrutura e dinâmica organizacional; Gestão de recursos incluindo gestão de pessoas e gestão financeira; Planejamento e Controle; Comunicação no ambiente organizacional; Aplicabilidade das técnicas de gestão em um Serviço de Informação.


Teoria da Comunicação - 72h
Profª Drª Tania Callegaro
Início na FESPSP: 16/02/2004

Contextualização e característica da Sociedade Moderna. Apropriações política, artística e educativa das tecnologias de informação e comunicação a distância. Utopias, censura, democracia, direitos humanos e culturais. Papel das mídias em diferentes períodos. Função social, política e educativa do bibliotecário e profissional da informação. Construção do discurso e dos sentidos. Teorias da comunicação, e aplicações no trabalho do bibliotecário.


Linguagens Documentárias Pré-Coordenadas - 72h
Profª Ms. Adriana Maria de Souza - CRB-8/7130
Início na FESPSP: 01/03/2001

Desenvolvimento do aluno no que se refere à criação de competências teóricas e operacionais relacionadas às linguagens documentárias pré-coordenadas, especialmente, sobre os sistemas de classificação bibliográficos (Classificação Decimal de Dewey – CDD e Classificação Decimal Universal – CDU). Estímulo do senso crítico dos estudantes para que compreendam a função (e os limites) desses instrumentos nas práticas documentárias de organização e recuperação da informação. Análise do assunto da obra e a atribuição do número de classificação.


Estágio Curricular Módulo II
Atividades Complementares - 20h
Total: 3º semestre - 400h

 

4º SEMESTRE
 

Metodologia da Pesquisa Científica aplicada ao TCC - 46h (36 presenciais + 10 AVA)
Profª Ms. Daniele Cristina Gonçalves Brener Pires - CRB-8/7376
Início na FESPSP: 02/02/2015

O emprego do método na pesquisa científica: método dedutivo - método redutivo – método semiótico, etc. A escolha e delimitação do assunto de pesquisa. O problema e a problemática na pesquisa. Estabelecimento dos objetivos da pesquisa: geral e objetivos específicos. As hipóteses no trabalho científico. Os instrumentos de pesquisa para a coleta de dados: questionário, entrevista, observação, formulário. A análise e interpretação dos dados (elaboração de tabelas, gráficos, quadros). A comunicação científica e a publicação de resultados.


Fundamentos da Recuperação da Informação na Web - 46h (36 presenciais + 10 AVA)
Prof. Ms. Francisco Lopes de Aguiar - CRB-8/7856
Início na FESPSP: 14/01/2013

Recuperação da Informação na web (mecanismos de buscas ne metabuscadores). Modelos de Recuperação da Informação. Fundamentos da Web 2.0 e 3.0 (Web semântica). Linguagens de Marcação (HTML, XML) Ontologias e RDF. Mecanismos de organização, transferência e compartilhamento da informação na web. Introdução a Arquitetura da Informação em websites.


Linguagens Documentárias Pós-Coordenadas - 72h
Profª Drª Andréia Gonçalves Silva - CRB-8/6952
Início na FESPSP: 21/02/2003

Contribuição da linguística, terminologia e documentação para elaboração de linguagens documentárias. Diretrizes e metodologia de construção de tesauros: seleção e coleta de termos, critérios e padrão de organização dos termos. Avaliação e gestão de linguagem documentária. Novas tendências de representação. temática: taxonomias e ontologias.


Sociedade da Informação e Comunicação em Mídias Digitais - 72h
Prof. Msc. Wanderson Scapechi - CRB-8/7172
Início na FESPSP: 01/08/2016

Sociedade da Informação e do Conhecimento. Fundamentos da interatividade. A colaboração, a criação do conhecimento e o aprendizado. Cibercultura. Patrimônio Digital. O compartilhamento da informação e seu impacto nas relações sociais e formas políticas. Tecnologias sociais e web semântica. Interfaces, acessibilidade e usabilidade. Planejamento e gestão estratégica em mídias e redes sociais.


Projetos Culturais - 72h
Profª Drª Tania Callegaro
Início na FESPSP: 16/02/2004

Conceitos de Cultura(s). Cultura(s) no espaço urbano e midiático - zonas de conflito e possibilidades. Diversidade cultural e Multiculturalismo Crítico. Cidadania, direitos culturais e a biblioteca. A ação e mediação cultural do bibliotecário sob a perspectiva da comunicação social, da educação e arte educação. Política pública da cultura. Documentos indicadores do trabalho com a cultura. Análise de projetos culturais. Etapas técnicas e teóricas de projetos culturais.


Planejamento de Serviços de Informação - 72h
Profª Ms. Adriana Maria de Souza - CRB-8/7130
Início na FESPSP: 01/03/2001

Funções Administrativas exercidas pelo bibliotecário. Análise de ambientes informacionais. Organização e planejamento de Serviços de Informação. Dimensionamento físico.


Estágio Curricular Módulo III
Atividades Complementares - 20h
Total: 4º semestre - 560h

 

5º SEMESTRE


Estatística Aplicada - 46h (36 presenciais + 10 AVA)
Prof. Ms. José Mário de Oliveira Mendes
Início na FESPSP: 01/08/2014

Conceitos básicos. Definição de população, amostra. Dados Estatísticos. Séries Estatísticas / Variável discreta e variável contínua. Distribuição de freqüência. Histograma. Polígono de freqüência, Gráfico Setorial, Ogiva de Galton. Medidas de Tendência Central. Medidas Separatrizes. Medidas de Dispersão Absoluta. Medida de Dispersão Relativa.


Modelagem de Bancos de Dados - 46h (36 presenciais + 10 AVA)
Prof. Esp. Henrique Mariano Coimbra Ferreira - CRB-8/7868
Início na FESPSP: 02/08/2012

Metadados. Banco de Dados. Estrutura de bancos de dados. Modelos e modelagem de dados (Entidade-relacionamento). Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados. (SGBD) não-relacional. Linguagem SLQL. Estrutura de dados.


Gestão de Conteúdos Digitais - 46h (36 presenciais + 10 AVA)
Profª Ms. Daniele Cristina Gonçalves Brener Pires - CRB-8/7376
Início na FESPSP: 02/02/2015

Introdução a gestão de conteúdos digitais. Ativos Digitais. Comunicação digital. Planejamento estratégico de gestão de conteúdos digitais. Introdução a Arquitetura da Informação. Interfaces, acessibilidade e usabilidade. Panorama das tecnologias para gerenciamento de conteúdo digital.


Informatização de Serviços de Informação - 36h
Prof. Msc. Wanderson Scapechi - CRB-8/7172
Início na FESPSP: 01/08/2016

Concepção, planejamento, desenvolvimento, implantação de projetos de automação de unidades e serviços de informação. Aplicação de tecnologias para automação de unidades e serviços de informação (Bibliotecas, Centros de Documentação e Arquivos). Softwares proprietários e softwares livres para informatização de acervos. Identificação e levantamento de análise de requisitos técnico-funcionais. Avaliação e seleção de softwares.


TCC Desenvolvimento I - 72h
Profª Esp. Maria Rosa Crespo - CRB-8/8690
Início na FESPSP: 02/10/2010

Discussão e adequação dos temas dos TCC´s. Coordenação da interface entre o orientador do TCC e o grupo discente. Estabelecimento e gerenciamento do calendário de atividades para a elaboração do TCC, de acordo com as normas da ABNT.


Gestão de Estoques Informacionais - 72h
Profª Esp. Maria das Mercês Pereira Apostolo - CRB-8/5660
Início na FESPSP: 03/08/1992

Busca dotar o aluno de instrumental e competências para afrontar o problema de estabelecer critérios e métodos de trabalho para a formação e o desenvolvimento de coleções em Serviços de Informação de todo tipo. Aborda questões relativas ao estudo do usuário, o planejamento de uma política de desenvolvimento de coleções, os processos de seleção e aquisição nas suas mais variadas formas e envolvendo desde documentos físicos e digitais, as tendências de cooperação e consórcios e a avaliação sistemática do uso e idade das coleções.


Fundamentos arquivísticos - 72h
Prof. Ms. Francisco Lopes de Aguiar - CRB-8/7856
Início na FESPSP: 14/01/2013

Arquivo: conceitos, história, normas, teoria das três idades. Arquivo x instituição. Documento: formato, espécie, gênero, tipologia, suporte. Organização dos Arquivos. Instrumentos de gestão: tabela de temporalidade x classificação. Descrição arquivística. Métodos e rotinas de arquivamento. Recuperação da Informação. Mudança de suporte.

 

Atividades Complementares - 20h
Total: 5º semestre - 410h

 

6º SEMESTRE


Mediação da Informação, da Leitura e do Aprendizado - 46h (36 presenciais + 10 AVA)
Profª Esp. Maria das Mercês Pereira Apostolo - CRB-8/5660
Início na FESPSP: 03/08/1992

Inclusão e coesão social. Princípios de mediação. Promoção da leitura e do aprendizado. Parcerias. O papel social da biblioteca. Biblioteca e cidadania. Desenvolvimento de competências informacionais.


TCC Desenvolvimento II - 36h
Profª Esp. Maria Rosa Crespo - CRB-8/8690
Início na FESPSP: 02/10/2010

Acompanhamento e desenvolvimento dos alunos em todas as etapas do trabalho e necessidades de aprendizado e organização. Dar conhecimento das diretrizes básicas para elaboração do trabalho: dos procedimentos, dos cronogramas e do formato de apresentação do TCC.


Gestão da Informação em Plataformas Digitais - 72h
Prof. Ms. Francisco Lopes de Aguiar - CRB-8/7856
Início na FESPSP: 14/01/2013

Repositórios e Bibliotecas Digitais Apresentar os principais componentes sociotécnicos que integram as atividades de concepção, planejamento e implantação de plataformas de gerenciamento conteúdos digitais. Movimento de acesso livre e acesso aberto. Bibliotecas Virtuais e Digitais, Repositórios Institucionais.Tecnologias aplicadas ao gerenciamento eletrônico de documentos – GED. Gestão de Conteúdos Corporativos (ECM). Plataformas para Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos (SIGAD): conceitos, aplicações, funcionalidades e tecnologias.


Preservação e Conservação de Acervos - 72h
Profª Ms. Fernanda Kelly Silva Brito
Início na FESPSP: 01/08/2011

Através de conceitos básicos sobre preservação, o conhecimento sobre os materiais que constituem os documentos, condições ambientais, rotinas e práticas de conservação orientadas, a disciplina possibilitará ao aluno atuar de forma interdisciplinar no campo da preservação e conservação do patrimônio documental e bibliográfico em arquivos e bibliotecas.


Tópicos Avançados em Gestão da Informação e do Conhecimento - 72h
Profª Drª Valéria Martin Valls - CRB-8/5243
Início na FESPSP: 02/03/2009

Aulas temáticas sobre: gestão da informação e do conhecimento, inteligência competitiva, inovação e empreendedorismo, consultoria em Ciência da Informação e outros temas da atualidade.


Serviço de Referência e Informação - 72h
Profª Ms. Adriana Maria de Souza - CRB-8/7130
Início na FESPSP: 01/03/2001

O serviço de referência e informação do presencial ao virtual: origens, conceito, evolução, processos e tendências. O profissional da informação e a relação com os usuários/clientes: competências pessoais e profissionais. O processo de referência. Produtos e serviços de informação: Disseminação Seletiva da Informação, tutoriais, capacitação de usuários internos e externos. Marketing e avaliação no serviço de informação.


Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) - 40h
Profª Esp. Maria Rosa Crespo - CRB-8/8690
Início na FESPSP: 02/10/2010


Total: 6º semestre - 410h

 

QUADRO GERAL

Descrição

Carga horária – aulas presenciais (2160 horas)
Carga horária – aulas via AVA (100 horas)
Carga horária – estágio (200 horas)
Carga horária – atividades complementares (100 horas)
Carga horária – TCC (40 horas)

CARGA HORARIA TOTAL: 2600 horas

Processo Seletivo
Prova Tradicional: 11 de dezembro de 2016 às 14h.
 
Provas Agendadas: à partir de 04 de outubro, às terças e quintas às 19h e aos sábados às 10h.
 
Trabalhos temáticos

2º Semestre de 2016

Obra: "Quarto de despejo: diário de uma favelada" de Carolina Maria de Jesus

Destaques:

Crise habitacional na cidade de São Paulo: reflexões a partir do “Quarto de Despejo”
Autora: Suely Lucena Canha

A situação dos migrantes brasileiros em “Quarto de despejo” e seu papel na formação da população paulista na década de 1950
Autores: Alexandre Ioannis Gikas e Júlia Cristina Gutschow Sampaio

Do catar ao exercer papel: Carolina de Jesus na literatura afro-brasileira
Autor: Nicolino Foschini Neto

Resíduos sólidos urbanos: instrumento gerador de economia e fonte de sustento da catadora Carolina Maria de Jesus
Autora: Ingrid Passos Santos

 

1º Semestre de 2016

Obra: "Não verás país nenhum" de Ignácio de Loyola Brandão

Destaques:

A construção do imaginário coletivo pelo discurso midiático na década de 1970: um estudo de caso da obra “Não verás país nenhum” de Ignácio de Loyola Brandão

Autoras: Juliana Furlani de Souza e Suely Lucena Canha

 

A utilização do recurso da periodização da História no romance “Não verás país nenhum”, de Ignácio de Loyola Brandão
Autor: Danny Abensur

 

O estímulo ao consumo em “Não verás pais nenhum” e sua relação com os primeiros anos da ditadura militar brasileira

Autor:  Simon Fanger

 

2º Semestre de 2015

Obra: "Eles eram muitos cavalos" de Luiz Ruffato

Destaques:

A influência italiana na cultura da cidade de São Paulo
Autor: Gabriel Justino de Souza

A literatura como instrumento de denúncia social: análise de "Eles eram muitos cavalos" e "Filhos da Pátria"
Autores: Fábio Pereira Rosa e Gustavo de Santana Santos

A sociedade do ter: objetificação do homem na obra "Eles eram muitos cavalos"
Autores: Marcus Vinicius Aloisio Vieira e Regina Célia Marangoni Grein

São Paulo: da metrópole fragmentada à sombra da grande exclusão
Autoras: Aldenira da Costa Souza e Daniela de Oliveira Correia

 

1º Semestre de 2015

Obra: "O Alienista" de Machado de Assis

Destaques:

Poder e ética no conhecimento científico: uma análise do personagem Simão Bacamarte
Autores: Marcus Vinicius Aloisio Vieira e Regina Celia Marangoni Grein

O discurso e as relações de poder em O Alienista, de Machado de Assis
Autor: Fábio Pereira Rosa

A Igreja Católica na obra 'O Alienista', de Machado de Assis: breve análise do personagem Padre Lopes
Autor: Filipe de Albuquerque Santana

 

2º Semestre de 2014

Obra: "Triste fim de Policarpo Quaresma" de Lima Barreto

Destaques:

O triste fim do acesso à informação
Autores: Alisson de Castro e Carolina Rodrigues Pereira

A prática da leitura como forma de aquisição de informação e conhecimento na obra Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto
Autora: Ágata Nelza Gomes de Souza

A loucura do personagem Policarpo Quaresma, de Lima Barreto
Autores: Fernanda Dias dos Santos e Sidinei Damasceno Basil

Ismênia, Adelaide, Maricota, Olga...Quem são elas? Uma análise dos diferentes tipos de mulher na sociedade do final do século XIX
Autoras: Pamela Munhoz da Cunha Cassiano e Priscila dos Santos Louro Gomes

 
1º Semestre de 2014
Obra: "A Festa" de Ivan Ângelo

Destaques:

Bodas de Pérola: análise ética e moral na relação amorosa entre Candinho e Juliana.

Autora: Natalya Amaral Stabile

A mulher e o machismo na década de 1970 sob o olhar de Ivan Ângelo no livro "A Festa"
Autoras: Ana Gusmão de Lima e Mariana Braz Antonov 

Apontamentos para o uso do romance "A Festa" de Ivan Ângelo, como documento histórico
Autor: Daniel Lima Monfrini 

Dialogismo, polifonia e intertextualidade como recursos estilísticos em A festa, de Ivan Ângelo
Autor: Hélio Rosa de Miranda

A temática do retirante em 'A Festa', de Ivan Angelo
Autoras: Jaqueline Alves Batalha e Raquel Braga Rosa

 
2º semestre de 2013
Obra: "As meninas" de Lygia Fagundes Telles"

Destaques:

A construção da identidade da personagem: de Ana Clara até Ana Turva
Autora: Andrezza Catharina Camera

O estado civil da mulher nos anos de 1970
Autoras: Fernanda Monteiro da Silva e Ingrid Aparecida Cordeiro da Silva

O papel das religiosas fora do imaginário do romance "As meninas, de Lygia Fagundes Telles"
Autora: Janaina Silva Macedo

O romance psicológico e o existencialismo Sartreano na obra As Meninas, de Lygia Fagundes Telles
Autora: Karin Bezerra de Oliveira

Menções honrosas:

A Arte e a Literatura de Resistência, a partir de As Meninas, de Lygia Fagundes Telles
Autoras: Regina de Andrade e Maria Ivane de Souza Loz

Da tríade imperfeita à temperança: o contraponto dos afetos no canto de três meninas
Autora: Lourdes Regina Porto

 
1º semestre de 2013
Obra: "Contos novos" de Mário de Andrade

Destaques:

A influência cultural francesa na burguesia paulistana

Autor: Fabio Luiz Machado Afonso

As relações de trabalho na obra "Contos Novos" de Mário de Andrade

Autora: Isabela Moreira Martins

Em busca do futuro perdido: a presença francesa e o galicismo das elites num conto novo de Mário de Andrade
Autora: Lourdes Regina Porto

O caipira na obra de Monteiro Lobato e Mário de Andrade: uma comparação
Autor: Hernani Correa Medola

O flâneur proletário em "Primeiro de Maio", de Mário de Andrade: o homem e o nascimento da consciência social na São Paulo dos anos 1930
Autor: Samuel Frison

Menção honrosa:

A cidade de São Paulo de Juca e Mário de Andrade

Autora: Regina de Andrade

 
2º semestre de 2012
Obra: "O rei da vela" de Oswald de Andrade

Destaques:

Abelardo, o Homem Absurdo – A ótica de Sísifo em O Rei da Vela
Autora: Juliana Maria Prado Simões França

A antropofagia presente na peça "O Rei da Vela"
Autora: Andréa Andira Leite

O casamento por interesse em "O Rei da Vela"
Autores: Camila Santos Coppola e Oséias Vasconcelos Andrade Pereira da Silva

O retrato da decadência dos barões do café presente na obra "O Rei da Vela"
Autora: Jéssica de Oliveira Molinari

Menções honrosas:

O uso da ironia na composição das personagens de "O Rei da Vela"
Autor: André Carlos da Silva

O homem maquiaveliano em O Rei da Vela, de Oswald de Andrade
Autora: Magali Machado de Almeida

 
1º semestre de 2012
Obra: "Gota d´água" de Chico Buarque e Paulo Pontes

Destaques:

Dor e solidão no discurso de Joana
Autora: Regina Bracco

A luta de classes no Brasil nos anos 1970
Autores: Elaine Alves Barbosa e André Carlos da Silva

O paradigma da indústria cultural brasileira nos anos 1970 na peça Gota D´Água, de Chico Buarque e Paulo Pontes
Autora: Magali Machado de Almeida

 
2º semestre de 2011
Obra: "Jubiabá" de Jorge Amado

Destaques:

Jubiabá: uma construção do realismo socialista no Brasil
Autora: Taís Bushatsky Mathias

O nome da estrela
Autor: Éderson Ferreira Crispim

Pela imaginação do poeta e pelas mãos do macho: a construção da masculinidade em jubiabá
Autor: Leonardo Vinícius da Costa

 
1º semestre de 2011
Obra: "Brás, Bexiga e Barra Funda" de Antônio de Alcântara Machado

Destaques:

A Sétima arte na prosa modernista de um flâneur
Autores: Tais Bushatsky Mathias e Leonardo Vinícius da Costa

Mulher e a conquista de direitos no Brasil
Autoras: Anna Beatriz Mathias Faria e Rejane Tavares de Oliveira de Jesus

 
2º semestre de 2010
Obra: "Os Ratos" de Dyonélio Machado

Destaques:

A dignidade e os pequenos valores: das necessidades aos bens que a suprem
Autoras: Ana Cristina Martins e Kelly Cantiliano

De ratos a "Super-Homens": Nietzsche e o romance de Dyonélio Machado
Autor: Florindo Peixoto Neto

Os ratos: analogia entre dificuldades financeiras e o comodismo demonstrado por Naziazeno
Autora: Gisele de Souza Nuevo

Dinheiro: o centro do mundo
Autora: Graziela Magalhães dos Santos

 
1º semestre de 2010
Obra: "Fogo Morto" de José Lins do Rego

Destaques:

Dom Quixote do Pilar
Autor: Adrian Parra Carneiro

O cangaço em fogo morto
Autores: Cristiane Laudemar Rodrigues Assis e Thalita Doretto Brito

Uma reflexão sobre a condição do homem livre no romance Fogo Morto, de José Lins do Rego
Autora: Luiza Wainer

 
2º semestre de 2009
Obra: "A hora da estrela" de Clarice Lispector

Destaque:

A hora da estrela

Autores: Ana Eliza Grigório Rodrigues, Damaris Siqueira Brito e Joseane de Santana Tavares

 

 
1º semestre de 2009
Obra: "Olhai os Lírios do Campo" de Érico Veríssimo

Destaques:

Formação e religiosidade em Olhai os Lírios do Campo
Autores: Dóris Régis das Virgens, Mauricio Aparecido Pelegrini e Paulo Henrique Oliveira Buffa

Núcleos familiares e seus valores: Uma reflexão a partir da leitura do romance Olhai os Lírios do Campo de Érico Veríssimo
Autores: Ana Eliza Grigório Rodrigues, Damaris Siqueira Brito e Joseane de Santana Tavares

Olhai os Lírios do Campo: análise dos valores capitalistas presentes na obra
Autora: Ana Paula Cavalcante

 

 

 

Docentes

Adriana Maria de Souza

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo - ECA-USP (2013). Especialista em Gerência de Sistemas e Serviços de Informação pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (2003). Bacharel em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (2000). Atua como coach, consultora e é docente do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Tem experiência na área de Biblioteconomia e Ciência da Informação, com ênfase em Serviços de Informação (atendimento ao cliente, SRI, capacitação de equipes), Tratamento da Informação, Coaching (carreira e liderança).

Coordenadora de Estágio da FaBCI/FESPSP

Veja o lattes

Andréia Gonçalves Silva

Doutora e mestre em Ciência da Informação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Possui graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela FESPSP (2003). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em organização e tratamento da Informação jurídica e legislativa.

Veja o lattes

Carla Regina Mota Alonso Diéguez

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2014), com mestrado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2007) e bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista (2001).

É docente e pesquisadora da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo e atua em projetos de pesquisa interinstitucionais financiados pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho, trabalho portuário, sociologia, sindicalismo, modernização portuária, porto.

Veja o lattes

Daniele Cristina Gonçalves Brene

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo - USP (2015). Especialista em Modelo Estratégico de Gestão de Pessoas pela Fundação Instituto de Administração - FIA (2010). Especialista em Gerência de Sistemas e Serviços de Informação pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo - FESPSP (2007). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2005). Docente do curso de graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FaBCI/FESPSP). Bibliotecária com atuação em Centro de Informação e Documentação especializado na área Jurídica, Engenharia e Segurança do Consumidor. 

Veja o lattes

Fernanda Kelly Silva de Brito

É mestre em História da Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2015), realizou curso de aperfeiçoamento em Escritura y documentación: Paleografía, Diplomática y Archivística, pela Universidad Complutense de Madrid (2015) e de Conservação e Restauração de Material Gráfico e Obra de Arte sobre Papel pelo Centro Técnico Templo da Arte (2014). Possui pós graduação em Gerência de Sistemas e Serviços de Informação pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (2013) e graduação em Educação Artística pela Faculdade Paulista de Artes (2006). Atua como docente na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo e na pós-graduação de Gestão Arquivística. Ministra curso regular de encadernação nível básico e intermediário no SESC Pompéia há 5 anos e realiza pesquisa sobre a tradição, técnica e história da encadernação no Brasil e sua prática em bibliotecas e arquivos.

Veja o lattes

Francisco Lopes de Aguiar

Doutorando no Programa de Pós-Graduação de Ciência da Informação da Universidade de São Paulo- ECA/USP. Mestre em Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC e bacharel em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FaBCi-FESPSP. Docente no curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação da FaBCi-FESPSP. Vice-Presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia do Estado de São Paulo/CRB8º e Editor de Tecnologia da Revista CRB8 Digital.

Tem experiência na área de Ciência da Informação, utilizando-se de conhecimentos interdisciplinares entre as áreas de Biblioteconomia, Arquivologia, Ciência da Informação e Tecnologias da Informação. Atua no mercado de Gerenciamento Documentos, Dados, Informação e Conhecimento há aproximadamente 14 anos, desenvolvendo projetos de concepção e Implementação de Arquivos Empresariais/Corporativos, Centros de Informação e Documentação, Bibliotecas Universitárias/Especializadas, Bibliotecas/Repositórios Digitais/Institucionais. Organização e Tratamento da Informação Arquivística, Mapeamento de Processos, Classificação e Descrição Arquivística, Avaliação Documental, TTD - Tabela de Temporalidade Documental, GED - Gerenciamento Eletrônico de Documentos. Desenvolvimento e Aplicação de Linguagens de Representação Documentária para organização e recuperação de conteúdos em ambiente digitais (Taxonomia e vocabulário controlado). Aplicação de Tecnologias da Informação e Comunicação baseadas na filosofia e metodologia do Movimento de Acesso Livre ao Conhecimento.

Veja o lattes

Henrique Mariano Coimbra Ferreira

Possui graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (2002). Pós graduação em Gestão Pública pela Universidade de Mogi das Cruzes (2011). Docente nos cursos de graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação e Administração da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). Coordenador do núcleo de EAD da FESPSP (NEAD). Bibliotecário catalogador na Biblioteca Mário de Andrade (SMC - PMSP).

Tem experiência na área de Ciência da Informação, em Biblioteconomia, atuando principalmente no Processamento Técnico, Bibliotecas Públicas, Bibliotecas Universitárias, Projetos em unidades de informação, Arquivos, Tecnologia, Gestão da Informação, Sistemas, Automação de Bibliotecas, Ensino à distância, Design Instrucional, entre outros.

Gestor do AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem da FESPSP.

Veja o lattes

Isabel Cristina Ayres da Silva Maringelli

Mestre em Ciência da Informação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (2016), Especialista em Bens Culturais: Economia e Gestão pela Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (MBA - EESP-FGV, 2009). Bacharelado em Biblioteconomia e Documentação pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP, 1993). Ampla experiência em biblioteca universitária. Gestão de biblioteca especializada e arquivo. Coordena a Biblioteca Walter Wey e o Centro de Documentação e Memória da Pinacoteca de São Paulo. Docente no curso de Graduação de Biblioteconomia e Ciência da Informação da FABCI/FESPSP.

Veja o lattes

Ivan Russeff

Possui graduação em Letras pela Fundação de Educação e Cultura do ABC (1972), graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Guarulhos (1982), mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994), doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999) e pós-doutorado em Educação, pela Faculdade de Educação da Unicamp (2006).

Atualmente é assessor pedagógico da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (Fespsp), integrante de grupo de pesquisa da Universidade Estadual de Campinas (GPPE), professor de Produção Textual da Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação da FESPSP e integra o corpo docente do Programa de Mestrado Profissional da Fundação Perseu Abramo/Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO).Tem experiência na área de Educação e Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Filosofia e História da Educação.

Coordenador do Trabalho Temático (1º ano) da FaBCI/FESPSP

Veja o lattes

José Mário de Oliveira Mendes

Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP (2013), o autor é Professor de Inglês desde 1994 e possui graduação em Letras com Habilitação em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e suas respectivas Literaturas pela Faculdade Anchieta (2008). Pós graduando em Psicopedagogia Clinica e Institucional pela UNINOVE, em São Paulo, possui também graduação em Gestão de Pequenas e Médias Empresas pela Universidade Paulista (2004) tendo ainda atuado por 09 anos na Área de Prestação de Serviços em Meio Ambiente e Saneamento Ambiental antes de se dedicar exclusivamente a carreira acadêmica. Sempre em busca de desenvolvimento, atualmente é graduando no curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera de São Bernardo do Campo (2017).

Profissionalmente, além de Professor de Inglês em Cursos Livres, é professor titular das disciplinas Inglês Instrumental e Psicologia das Relações Humanas no curso de Biblioteconomia da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo - FESPSP -, professor do curso de Redação e do curso de Extensão Introdução ao Inglês além da função titular de Coordenador de Atividades Complementares da mesma instituição.

Coordenador de Atividades Complementares da FaBCI/FESPSP

Veja o lattes

Maria das Mercês Pereira Apóstolo

Possui graduação em Biblioteconomia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1991) e Bacharelado em História pela Universidade de São Paulo (1994) e Pós Graduação em Metodologia da História e História Paulista. Atualmente é bibliotecária coordenadora do Centro de Documentação do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, professora da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

Foi vice-presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia- 8a. Região, gestão de 2009 a 2011. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em História, Arquivística e Leitura, atuando principalmente nos seguintes temas: projetos de organização de bibliotecas e arquivos e mediação à leitura.

Veja o lattes

Maria Rosa Crespo

Mestranda em Comunicação Áudio visual pela Universidade Anhembi Morumbi. Pós-graduação em Sócio Psicologia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Pós-graduação em Psicopedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie-SP. Graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Docente da FaBCI e da ADM ambas da FESPSP.

Experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Gestão do Conhecimento, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de serviços de informação, gestão do conhecimento, educação corporativa. 

Coordenadora de TCC – Trabalho de Conclusão de Curso

Veja o lattes

Tânia Callegaro

Graduada em Educação Artistica, licenciada em artes plásticas, pelo Instituto Musical de São Paulo (1978). Especialista em arte-educação, na ECA/USP, (1987-1989) e em psicopedagogia pelo Instituto Sedes Sapientiae. Mestre (1993) e Doutora (1999) em Ciências da Comunicação, ECA/USP, departamento de Rádio, Cinema e Televisão. Há mais de 30 anos com experiência docente nos cursos fundamental e médio, e graduação, extensão e pós-graduação em universidades públicas do estado de São Paulo e outros estados do país.

Foi professora e orientadora do curso de especialização em EAD, Mídias na Educação, pelo MEC/UFPE/NCE/ECA/USP, na área de artes e mídia. Professora titular da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo ( FESPSP) nas disciplinas Introdução a Teoria da Comunicação e Projetos Culturais. Desenvolve o ensino e a pesquisa na interdisciplinaridade da Arte, Comunicação, Cultura e Educação, em projetos colaborativos a distância ou presenciais. Focaliza os aspectos didático, dialógico, cultural e estético das tecnologias contemporâneas em rede. 

Veja o lattes

Valéria Martin Valls

Doutorado em Ciências da Comunicação (2005), Mestrado em Ciências da Comunicação (1998) e Graduação em Biblioteconomia e Documentação (1990) pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP, além de extensão universitária em Docência pela Fundação Getúlio Vargas - FGV (2008). Coordenadora e docente do curso de graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FaBCI/FESPSP) e Coordenadora de curso e docente de pós-graduação da Escola Pós-Graduada da FESPSP (Núcleo de Ciência da Informação). Docente do MBA em Gestão Empresarial e Coaching (parceria FESPSP e SLAC).

Coordenadora Região São Paulo (Gestão 2016-2018) da ABECIN - Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação. Consultora associada em projetos ligados à gestão da qualidade, informação e conhecimento, além de atuar como palestrante nesses temas..

Coordenadora do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação da FESPSP e dos cursos de pós-graduação da EPG ligados à área de Ciência da Informação.

Veja o lattes

Wanderson Scapechi

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001), Especialização em Educação "Novas Competências Aplicadas à Educação" pelo Centro Universitário SENAC (2006) e Mestrado em Ciência da Informação pela Escola de Comunicações e Artes, da Universidade de São Paulo (2009). Tem experiência na área de Ciência da Informação, Administração de Bibliotecas e Projetos Educacionais aplicados à Bibliotecas.

Veja o lattes
Inscreva-se. Edital do Processo Seletivo Financiamento Coordenação
COORDENADORA
Profª. Dra. Valéria Martin Valls
CRB-8/5243
 
DURAÇÃO
3 anos
 
GRAU CONCEDIDO
Bacharelado em Biblioteconomia e Ciência da Informação
 
HORÁRIOS
Matutino (das 8h00 às 11h30) e Noturno (das 19h00 às 22h30)
 
RECONHECIDA
Renovação do reconhecimento portaria SERES/MEC 478/2011
 
MENSALIDADE
R$ 960,00
*referente ao ano letivo de 2017

 

Depoimentos

  • Assistir

    Como é estudar na FESPSP - Biblioteconomia e Ciência da Informação

  • Assistir

    Como é estudar na FESPSP - Estrutura

  • Assistir

    Como é estudar na FESPSP - Professores

Mapa do site

FESPSP
Institucional
Biblioteca
Tecnologia
Pesquisa
Extensão
Eventos
FAQ
Estude na FESPSP
Graduação
Pós-Graduação
Extensão
 
2ª via do boleto/cartão
Agência FESPSP
Artigos
Comunicado
Eventos
FESPSP na mídia
Notícias
Palestras
Publicações
Contato
Fale Conosco
Trabalhe Conosco
Localização
Ouvidoria

FESPSP nas redes sociais

FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

Rua General Jardim, 522
Vila Buarque - São Paulo - SP

11 3123 7800

© Copyright 2014 - FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

by HKL