A perspectiva etnográfica tem sido mobilizada em diversas áreas de conhecimento. A observação e o entendimento do que tem significado para as pessoas têm disseminado a etnografia como um método de pesquisa de campo que promove a empatia.
Ter acesso ao que é relevante para as pessoas e instituições tem colaborado, entre outros campos, com projetos e processos de inovação de produtos e serviços mais aderentes às necessidades e interesses das pessoas, uma vez que estamos em um período de intensas transformações, deslocamentos e conexões. Procedimentos de coletas de dados associados a uma prática do trabalho de campo têm, portanto, produzido resultados significativos, mesmo que usados de forma simplificada e instrumental, para atender a diferentes propósitos.
Este curso, por sua vez, pretende apresentar e discutir com um público amplo que o fazer etnográfico vai muito além de ser uma técnica ou um método de pesquisa qualitativa em decorrência de sua relação intrínseca com a antropologia. Como atividade prática, será proposto um breve exercício de observação participante e de descrição etnográfica.
clique para expandir
- Objetivos
-
Apresentar a pesquisa etnográfica como um fundamento e modo de reflexão e produção de conhecimento antropológico. Refletir ética e epistemologicamente sobre a pesquisa de campo, a autoridade etnográfica e a produção da escrita. Trabalhar a pesquisa de campo e o conhecimento antropológico como relação social que adota o ponto de vista do outro e está pautado pela alteridade e reflexividade.
- Público Alvo
-
Pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação, especialmente bacharéis em História, Geográfia, Relações Internacionais, Ciências Sociais, Jornalismo, Comunicação, Educação e Serviço Social. Voltado, também, a professores das diversas áreas do saber e níveis de ensino.
- Conteúdo Selecionado
-
-
Pressupostos antropológicos e o ponto de vista do outro.
-
Dos viajantes aos fundamentos da pesquisa de campo. Discussão de atividade prática.
-
Perspectivas epistemológicas e metodológicas da produção do conhecimento antropológico.
-
Leitura e discussão de etnografias: reconhecendo outros modos de significar as relações e as coisas.
-
Leitura e discussão de etnografias: a "descrição densa".
-
Discussão da ética na pesquisa de campo.
-
A escrita e outras formas de produção etnográfica.
-
Sobre a autoridade etnográfica. Apresentação de atividade prática.
- Processo Seletivo
-
PROCEDIMENTO PARA INSCRIÇÃO
A inscrição não garante a efetuação da matrícula. A matrícula nos cursos somente será efetivada após o pagamento da primeira parcela ou do valor integral. Descontos e convênios: Alunos FESPSP possuem 40% de desconto; ex-alunos e instituições conveniadas, 20% de desconto; sócio CartaCapital possuem 20% de desconto.
REGRAS GERAIS
-
A matricula somente será efetuada após o pagamento, ou seja, o preenchimento da ficha de inscrição não garante sua vaga no curso;
-
Caso não seja atingido o mínimo necessário de inscrições para a realização do curso, a FESPSP tem o direito de cancelar a realização do mesmo. Caso esta situação ocorra, existe a possibilidade do aluno manter o valor pago como crédito para realizar o mesmo curso em nova data ou escolher outro curso. O crédito poderá ser utilizado pelo aluno no prazo máximo de 12 (doze) meses. Se o aluno preferir o reembolso, haverá devolução integral do valor pago;
-
No caso da ocorrência de cancelamento do curso por insuficiência de alunos, a comunicação será realizada através de email;
-
O não comparecimento do aluno às aulas não o exime do pagamento;
-
Todos os alunos com frequência mínima de 75% (setenta e cinco) do total das aulas ministradas, receberão o certificado de conclusão de curso;
-
Mais informações pelo telefone 3123-7800 ou 3123-7823 ou pelo email extensao@fespsp.org.br