Através da leitura do livro “A queda do céu”, do xamã yanomami Davi Kopenawa e do antropólogo Bruce Albert, abordaremos alguns temas centrais para o entendimento das sociedades indígenas, dentre eles: o xamanismo, as relações com aquilo que chamamos de ‘natureza’, o território, a mitologia, os processos identitários indígenas contemporâneos e suas relações com o Estado nacional. Ao abordar esses tópicos, procuraremos, através das palavras de Davi, refletir sobre as críticas feitas por ele à nossa sociedade, ao consumo, a produção em excesso, ao descaso com a natureza, às invasões coloniais e pós-coloniais aos territórios indígenas, e às ameaças aos direitos indígenas.
clique para expandir
- Objetivos
-
O curso possui dois objetivos: o primeiro é uma imersão no mundo indígena pela leitura do livro “A queda do céu: palavras de um xamã yanomami” de Davi Kopenawa e Bruce Albert. Através de temas trazidos pelo livro – como xamanismo, ‘natureza’, mitologia – faremos uma introdução aos estudos de culturas indígenas. O segundo objetivo é refletir, através das palavras de Davi, sobre a crítica xamânica à sociedade Ocidental.
- Público Alvo
-
Profissionais do setor público e privado, estudantes, bacharéis das diferentes áreas, tais como: Ciências Sociais, Direito, Economia, História, Geografia, Jornalismo, Letras, Artes, Filosofia, Comunicação, Psicologia, Educação e Serviço Social e interessados em geral.
- Conteúdo Selecionado
-
-
Xamanismo e mundos indígenas: as limitações do homem branco
-
Perspectivismo ameríndio e as relações dos povos indígenas com a ‘natureza’
-
O ideal do progresso e a contra-hegemonia indígena
-
Terra x território: invasões e explorações de territórios indígenas
-
Povos da natureza” e o discurso dos líderes indígenas
-
Direitos indígenas
- Processo Seletivo
-
PROCEDIMENTO PARA INSCRIÇÃO
A inscrição não garante a efetuação da matrícula. A matrícula nos cursos somente será efetivada após o pagamento da primeira parcela ou do valor integral.
Descontos e convênios: Alunos FESPSP possuem 40% de desconto; ex-alunos e instituições conveniadas, 20% de desconto.
REGRAS GERAIS
-
A matricula somente será efetuada após o pagamento, ou seja, o preenchimento da ficha de inscrição não garante sua vaga no curso;
-
Caso não seja atingido o mínimo necessário de inscrições para a realização do curso, a FESPSP tem o direito de cancelar a realização do mesmo. Caso esta situação ocorra, existe a possibilidade do aluno manter o valor pago como crédito para realizar o mesmo curso em nova data ou escolher outro curso. O crédito poderá ser utilizado pelo aluno no prazo máximo de 12 (doze) meses. Se o aluno preferir o reembolso, haverá devolução integral do valor pago;
-
No caso da ocorrência de cancelamento do curso por insuficiência de alunos, a comunicação será realizada através de email;
-
O não comparecimento do aluno às aulas não o exime do pagamento;
-
Todos os alunos com frequência mínima de 75% (setenta e cinco) do total das aulas ministradas, receberão o certificado de conclusão de curso;
-
Mais informações pelo telefone 3123-7800 ou 3123-7823 ou pelo email extensao@fespsp.org.br